quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Passeando no Planetário

Olá!!!
Hoje vamos falar sobre o nosso passeio no Planetário, que fica na Gávea, zona sul do Rio de janeiro.
Como a maioria dos garotos, os meus, adoram falar sobre planetas, astronautas, naves espacias, foguetes e coisas do tipo...e nenhum outro lugar, no Rio de Janeiro, poderia mostrar isso melhor do que o Planetário.
Nem preciso dizer que eles adoraram, e muito.
Foi muito divertido, mas pra ir ao planetário tem que preparar o bolso, porque o passeio não sai barato não.
Moramos, na divisa da baixada fluminense com a Zona Rural do estado, e pra chegarmos até o planetario temos que fazer um trajeto de 73 km (pra ir e 73 pra voltar)!!!!!!!! e com o combustivel caro desse jeito e sem muitas opções de transporte publico pra chegarmos até lá, o único jeito foi, gastar!
Comparando aos passeios culturais que fizemos, esse foi o mais caro e com mais pontos negativos que fizemos, mas a diversão é certa!
Como sempre aconselho, liguem antes. Verifiquem se o dia que vocês pretendem ir terá algum evento nos arredores do local, porque caso tenha seu trajeto deverá ser alterado, ou é estresse na certa!
No nosso caso escolhemos um domingo que teria um show gigantesco e gratuito na praia de Ipanema, a praia de botafogo estava fechada pra competição de corrida e alguns trechos da avenida Brasil estava totalmente interditados. Consultando sites de trânsito, achamos nosso melhor caminho; indo pela Barra da Tijuca.
E fomos.
Aos domingos o planetário abre as 2 da tarde, chegamos lá e vimos que tem estacionamento próprio e gratuito para os visitantes.
Logo na entrada nos identificamos para os seguranças que nos indicaram onde estacionar.
Dica: Cheguem pelo menos 20 minutos antes da abertura do Museu, porque você precisa comprar o ingresso e isso demora!
Fomos avisados que a bilheteria só abriria as 14h, e em ponto foi aberta, fomos os terceiros da fila e mesmo assim demoramos cerca de 15 minutos pra conseguir comprar os ingressos, e o local onde se forma a fila não tem nenhum cobertura, então paciência tanto em dias chuvosos quanto em dias ensolarados!
Ingressos comprados e menos 78 reais no bolso!
Cada ingresso custa 13 reais, meia-entrada, e 26 inteira.  Essa opção de ingresso te dá direito a: visitação no Museu e a 1 sessão de filme na cúpula, ( que é muito legal ).



Entrando no Museu, aquela euforia...meus filhos ficaram encantados com tantas coisas, eram os planetas, computadores, luas...
Mas....infelizmente não tinha ninguém pra explicar nada pros pequenos, ninguém pra contar sobre a exposição, falar sobre os sistemas, nada de história. A única alternativa era ler pras crianças e se você, assim como eu, não entendesse nada, o jeito era pular pro próximo item antes que eles começassem a perguntar !









É tudo muito envolvente por um tempo, depois acaba perdendo a graça porque não tem muitas opções de interatividade.
O primeiro andar é bem mais legal, tem mais coisas pra visitar, já o segundo andar tem uma rampa de acesso onde tem as replicas dos planetas, e no salão principal tem alguns joguinhos em tela touch, mas dos 5 monitores apenas 1 estava funcionando, então não deu muito certo.
O terceiro andar só tem alguns murais contando sobre marcos na historia espacial, algumas fotos de astronautas, e ninguém pra explicar nada, então foi dificil prender a atenção deles.
Por fim, esperamos dar nosso horário pra sessão na Cúpula.
Isso sim foi muuuuito bom, a parte mais interessante e de grande aprendizado.
Dica: Escolha as cadeiras do fim da sala, a imagem é projetada em forma de cúpula num angulo de quase 360 , então é o melhor lugar pra sentar e não perder nenhum detalhe.
lá é estritamente proibido o uso de câmeras ou celulares, não pode tirar foto!!!!
Passa um filme falando sobre os planetas, sobre a formação dos sistemas, curiosidades, sobre as estrelas e muito mais, é realmente muito interessante e todas as crianças de todas as idade ficaram encantadas e prestando muita atenção em tudo.
No fim do filme você tem a opção de voltar ao Museu ou terminar seu passeio.
Escolhemos sair do Museu, e no quintal...um parquinho grande, limpo e grátis!
Nem preciso dizer que as crianças adoraram .

Fim da visita!!!!

parquinho grátis!!!!!

E foi isso...
Na minha opinião de mãe, acho que as crianças não gostaram tanto como eu imaginei, ou criei expectativas demais sobre o lugar. Muitas telas, além de antigas, estavam desligadas, os monitores que estavam ligados tinham uma resolução muito ruim o que dificultava muito a leitura do que passava na tela e muitos equipamentos com ferrugem e falta de manutenção
Só voltaria mesmo se Pedro ou Artur pedissem pra repetir a visita!

Pontos positivos:
*Sinalização
*Limpeza
*Pontualidade
*Estacionamento próprio e gratuito
*Sessão de filme na Cúpula
*Locais de descanso
*Segurança
*Ar condicionado

Pontos negativos:
*Falta de manutenção nos equipamento expostos no Museu
*Não tem funcionários pra explicar ou falar sobre as exposições
*O preço não é acessível a todos
*Falta informação na entrada sobre horários de funcionamento
*Local da compra de ingressos e a demora no atendimento .

Dicas:
*Cheguem pelo menos 15 minutos antes
*Levem seus documentos de identificação
*Levem casacos, pois lá dentro fica em torno de 19°, o que pra um carioca isso é frio!
*Levem lanchinhos leves, lá dentro não pode consumir, mas o quintal do Museu o uso é livre.


Como sempre levamos nosso lanche o que nos poupou muito dinheiro, pois a unica coisa próxima que tinhamos pra comprar era a pipoca que fica na entrada do Museu e a mais barata custava 3 reais.
Então põe na conta;
Entrada: 2 ingressos de 26,00 e 2 de 13,00 = 78,00
Combustivel: 70 reais!!!!!!!
Total ( sem comida ) = R$148,00

Caro né? eu achei!
Mas os meninos gostaram e não tiveram a mesma visão que eu, então valeu muito a pena ter levado eles pra conhecerem o Planetário.

É isso gente!

Bjs e até a próxima! ;)

Pra saber mais sobre o Planetario Rio, Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Essas são histórias da vida da família Ribeiro, qualquer semelhança com a ficção é mera coincidência !